Síndrome do Túnel do Carpo

O túnel do carpo é a região do punho definida como o espaço situado entre o retináculo dos tendões  flexões,  ossos da mão,  tendões, cápsula e ligamentos. Dentro deste túnel passa o nervo mediano e vasos sanguíneos.

A síndrome do túnel do carpo  (STC) é definida como a compressão do nervo mediano no punho.  É  considerada a mais frequente síndrome compressiva do nosso corpo.

Os principais sintomas da STC são dor,  formigamento nos quatro primeiros dedos e nos punhos,  dor no braço,  fraqueza para realizar movimentos finos e diminuição da sensibilidade.

As mãos e os punhos são as partes mais ativas do membro superior,  sendo por isso tão vulneráveis à lesões.  Utilizamos as mãos para higiene pessoal,  se alimentar, escrever, digitar e trabalhar,  aliando movimentos de força e de coordenação.

A causa da STC é desconhecida,  mas bastante frequente  em trabalhadores que utilizam muitos movimentos repetitivos,  como professoras,  merendeiras,  zeladores,  mecânicos e trabalhadores da construção civil.  Em vista disso,  é uma patologia muito frequente em nosso litoral.

Um dos tratamentos mais eficaz são as técnicas de fisioterapia manuais,   que melhoram a nutrição e a mobilidade do nervo mediano,  diminuem o processo inflamatório dos músculos e tendões adjacentes,  assim como a melhora da mobilidade tecidual.

A cirurgia para descompressão do nervo mediano é indicada em alguns casos mais graves,  quando houver falha no tratamento conservador por mais de 6 meses.

Agende sua avaliação na Reaver Fisioterapia.

Lucas Bender – Fisioterapeuta

CREFITO 105.164-F