Clínica Dom Guanella

Quantas cores você consegue distinguir?

A especialista em Neuro-marketing Diana Derval desenvolveu um teste para identificar a quantidade de cones (células receptoras de cor) e, consequentemente, o tipo de visão que um indivíduo possui. É simples: observe a imagem e conte quantas cores distintas – e suas variações também – você enxerga.
Menos de 20 cores: pessoa dicromática. Isso significa que você possui duas células receptoras de cor assim como os cães! É o caso de um quarto da população mundial, não sendo muito raro.
Entre 20 e 32 cores: pessoa tricromática, ou seja, que possui três cones. Em torno de metade da população enxerga deste modo, tendo maior facilidade para identificar tons de azul, violeta, verde e vermelho.
Entre 32 e 39 cores: você é tetrocromático! Este caso é, em tese, apenas aplicado a mulheres. Isso se dá em via do cromossomo X carregar dois tipos de de células receptoras de cor – o vermelho e o verde. Como mulheres possuem dois cromossomos X, é possível que tenham quatro cones sensíveis a um espectro de cores diferente.
Mais de 39 cores: ou você contou errado, ou é um crustáceo. A imagem apresenta apenas 39 cores, sendo muito difícil enxergar além de 35.
Continue acompanhando nossas dicas e curiosidades!
Dra. Marindia Graciolli – Oftalmologista
CRM 38.533

Deixe um comentário

× Agendar Consulta por WhatsApp