Clínica Dom Guanella

ESCOLIOSE

A coluna vertebral possui 2 tipos de curvaturas fisiológicas, a lordose e a cifose. A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. Portanto, uma curvatura no plano frontal (vista anterior) é considerada atípica, sendo denominada como ESCOLIOSE, geralmente tridimensional.

Em uma radiografia, a curvatura escoliótica pode apresentar-se em “C” ou em “S”. Estas curvas podem gerar alterações posturais, por exemplo ombros e quadris. Alguns destes ossos podem também ser ligeiramente rodado. A Escoliose é um termo descritivo e não um diagnóstico.

Em mais de 80% dos casos, uma causa específica não é encontrada. Estes casos são chamados de “idiopáticos”, o que significa “de causa desconhecida”. Isto é particularmente comum em meninas adolescentes. As causas conhecidas de deformidades na coluna vertebral são alterações congênitas (presentes ao nascimento – chamadas de escoliose congênita), doenças neurológicas (escoliose neuromuscular), doenças genéticas e muitas outras causas.

Escoliose não surge por carregar coisas pesadas, excesso de atividade física ou esportes, posturas inadequadas para ficar de pé ou ao dormir e nem de diferenças de comprimento dos membros inferiores.

Dúvidas ou deseja agendar sua consulta? Liga para a gente, (51) 3665.1198 | (51) 98646.1198

Visite o nosso site, www.reaverfisioterapia.com.br

#bemestar #exercicio #capãodacanoa #vidasaudavel #saude #fisioterapia #movimento #escoliose

Deixe um comentário

× Agendar Consulta por WhatsApp