Clínica Dom Guanella

Dicas para um cardápio de Reveillon mais saudável

Mais um ano se finda…

E é chegada a hora da tradicional festa de passagem do ano. Família, amigos, todos reunidos celebrando em meio a tantas comidas. Reservamos para você algumas dicas de como manter uma alimentação saudável e não engordar nesta época do ano.

1 – Carne de porco: uma ótima opção de proteína animal de baixo custo e muito saborosa, deve ser consumida bem assada. Escolha cortes mais magros como pernil ou lombo. Temperos como sal, alho e alecrim são uma boa pedida e para quem gosta do sabor agridoce, rodelas de abacaxi sobre a carne dão um toque todo especial.

2 – Lentilha: há quem diga que só come nesta época do ano, no entanto devemos introduzi-la em nossa rotina alimentar. Substitua a linguicinha por carne de porco e tempere com páprica defumada (dará o sabor da linguiça). Inclua pedaços de chuchu e cenoura para dar rendimento.

3 – Saladas: sempre uma ótima opção em qualquer ocasião. Quanto mais coloridas melhor! Elabore saladas de folhas mistas, junte algum outro vegetal e acompanhe as saladas com frutas. Tempere com azeite de oliva, limão, mostarda ou faça um molho com iogurte natural. Na hora de servir, encha metade do prato, assim você já conseguirá reduzir a quantidade consumida das outras comidas mais calóricas.

4 – Arroz: incrementado de vegetais, bem picados, cozidos e temperados, fica ainda mais saboroso e dá rendimento à receita. Utilize arroz integral ou multi cereais, pois nos dão mais saciedade, acrescente frutas secas como uva passa, damasco ou frutas cristalizadas. Temperos como açafrão, curry, páprica defumada, páprica doce e alho desidratado dão um toque especial.

5 – Frutas: opção leve e nutritiva como sobremesa da festa. Para deixá-las mais atraentes e saborosas, uma ótima dica é mergulhar as frutas em chocolate 50% ou 70% (derretido no microondas) e colocar para gelar. Pasta de amendoim com leite condensado e uvas também fica uma delícia e comer a fruta in natura é sempre a melhor opção.

6 – Bebidas: Água saborizada confere frescor, sabor e requinte à mesa. Na internet há várias ideias de como montar a sua, é uma ótima opção, de baixa caloria e muito saborosa. Para aqueles que não dispensam uma bebida alcoólica, a dica é consumi-la com moderação optando pelo tradicional espumante brut, o qual apresenta apenas aproximadamente 12g de açúcar por litro, conforme dita a legislação. O termo brut significa “bruto”, algo mais natural.

7 – Última e mais importante dica, independente do que você comer ou quanto comer, não se culpe, não alimente pensamentos sabotadores do tipo: “agora já não adianta mais… já fiz tudo errado… sai totalmente da dieta… nem voltarei mais à nutricionista…”. Você deve fazer exatamente o contrário… Se comeu muito hoje, coma menos amanhã e de forma mais saudável possível, priorizando legumes, verduras frutas e carnes brancas e magras. Beba muita água, tome chás como carqueja, alcachofra, cardo mariano, chá verde, hibisco, hortelã, etc. Exercite-se, descanse, tenha uma boa noite de sono e retome a sua rotina alimentar saudável o mais rápido possível… Vida que segue!

 

Fernanda Santos CRN2 10283- Nutricionista

 

 

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