Dica para os pacientes com Fibromialgia!

Foi criado pela USP um aplicativo que busca promover o autocuidado de pacientes com Fibromialgia. Nele é possível fazer um diário de sintomas, assistir vídeos educativos sobre o que é a doença, encontrar dicas de relaxamento e de exercícios físicos. Isso pode ajudar, inclusive, o seu Reumatologista quando você levar estas anotações do diário nas consultas.

Muitas vezes o tempo de consulta não é suficiente para lembrarmos de contar tudo o que estamos sentindo e, com este diário, fica tudo registrado e organizado para que você consiga se expressar melhor.

A Fibromialgia é uma doença caracterizada por dores generalizadas, de caráter contínuo e muitas vezes de forte intensidade. Junto a isso ocorre alteração do sono, com insônia e sensação de cansaço ao acordar, além de sintomas depressivos e dificuldade de memória e concentração. Ela é diagnosticada a partir dos sintomas descritos pelo paciente, história médica e exame físico. Não há alterações que possam ser vistas em exames de sangue, raio X,
tomografias computadorizadas ou ressonâncias magnéticas.

O tratamento baseia-se em medicações para controle da a dor, realização de atividade física e acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, geralmente com terapia cognitivo-comportamental para que o paciente consiga aceitar o seu diagnóstico e consiga fazer mudanças em seu estilo de vida para atenuar os sintomas.

A melhora requer esforço, coragem, disciplina e paciência e para um bom resultado é imprescindível que o paciente participe ativamente do tratamento!

O profissional mais indicado para fazer este diagnóstico e indicar o tratamento correto é o Reumatologista! Agende a sua consulta!

Dra Cecília Varella | Reumatologista CREMERS 35675 RQE 31792