Clínica Dom Guanella

Como escolher um chocolate mais saudável?

Quando o assunto é chocolate se torna quase unânime o apreço que as pessoas têm por este alimento. Há quem diga que não vive sem e até se intitula como chocólatra de plantão.

Mas em meio a tantas opções como escolher um chocolate mais saudável e que possa ser
apreciado sem culpa?

Bom, vamos lá…

Ao analisar as distintas marcas devemos sempre olhar a lista de ingredientes, contida na embalagem do produto, nela deve estar descrito massa de cacau, liquor de cacau ou apenas cacau como primeiro item da lista de ingredientes. Toda lista é feita na ordem decrescente, logo o que é descrito primeiro tem mais no produto.

Como exemplo destes chocolates podemos citar as marcas que apresentam no mínimo 70% de cacau em sua composição.

Já a lista de ingredientes dos chocolates ao leite, ou até mesmo os que contem 50% de cacau, iniciam com a palavra açúcar, o que nos mostra que há bem mais açúcar neste produto do que cacau de fato!

O chocolate branco, também muito apreciado, é feito da manteiga de cacau e por isto apresenta mais gordura e açúcar em sua composição, isto justifica o fato de derreter mais na boca e ter um sabor mais adocicado.

Também devemos ficar atentos e verificarmos se na lista de ingredientes aparece a palavra gordura hidrogenada ou gordura vegetal (significa gordura trans). Esta gordura é bastante prejudicial para nossa saúde. Portanto, devemos evitar alimentos que as contenham!

Observem se a lista de ingredientes do produto é muito extensa e se nela são descritos muitos nomes que muitas vezes não conseguimos sequer pronunciar (estes nomes são os aditivos químicos inseridos para maior conservação).

E Por fim, a dica mais importante…

Independente do chocolate que você venha a escolher, consuma-o com moderação, não coma tudo de uma só vez, divida-o em partes, guarde uma das partes se for necessário. A porção recomendada para consumo diário é de 25g, o equivalente a uma fileira da barra grande ou 1 chocolate unitário.

Outra dica válida é optar por produtos que contenham apenas chocolate mesmo e não aqueles “tipo bombom”, com casquinhas e recheios caramelizados, pois isto aumenta a concentração de carboidratos e açúcar no produto.

 

Nutricionista Fernanda Santos – CRN 2 10.283

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