Clínica Dom Guanella

Câncer de Pulmão

O que é Câncer de Pulmão?

O Câncer de Pulmão é a maior causa de morte entre todas as neoplasias e é um problema de saúde publica.

Os cânceres que começam nos pulmões são divididos em dois tipos maiores, o câncer de pulmão não de pequenas células e o câncer de pulmão de pequenas células, dependendo de como as células se parecem sob o microscópio. Cada tipo de câncer de pulmão cresce e se espalha de maneiras diferentes, e são tratados diferentemente.

Quem corre riscos?

Os pesquisadores descobriram várias causas do Câncer de Pulmão – a maioria está relacionada ao uso do tabaco.

Cigarros – fumar cigarros causa câncer de pulmão. A probabilidade que o fumante irá desenvolver câncer depende da idade na qual começou a fumar, quanto tempo a pessoa tem fumado, o número de cigarros fumados por dia e quão profundamente o fumante inala.

Parar de fumar reduz grandemente o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão.

A chance de desenvolver Câncer de Pulmão é aumentada pela exposição à fumaça do tabaco no ambiente, o que é chamado de fumo passivo.

Doenças pulmonares, história pessoal:

Uma pessoa que teve um Câncer de Pulmão uma vez tem maior chance de desenvolver um segundo câncer de pulmão em comparação a uma pessoa que nunca teve câncer de pulmão.

A melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão é parar ou nunca começar a fumar. Nunca é tarde para parar de fumar.

 

Reconhecendo os sintomas

Sinais e sintomas comuns de câncer de pulmão incluem:

  • Uma tosse que não vai embora ou piora com o tempo
  • Dor torácica constante
  • Escarro com sangue
  • Falta de ar, chiado, ou rouquidão
  • Pneumonias ou bronquites de repetição
  • Inchado no pescoço e na face
  • Perda de apetite ou perda de peso
  • Fadiga

Estes sintomas podem ser causados por câncer de pulmão ou por outras condições. É importante consultar um médico pneumologista.

Diagnosticando o Câncer de pulmão

O médico avalia a história médica da pessoa, história de tabagismo, exposição a substancias ambientais e ocupacionais, e história familiar de câncer. O médico também realiza um exame físico e pode pedir uma radiografia de tórax e outros testes:

A citologia de escarro

Uma biópsia – a remoção de um pequeno pedaço de tecido para exame sob um microscópio por um patologista – pode mostrar se uma pessoa tem câncer. Para obter este tecido, alguns exames podem ser feitos:
* Broncoscopia –Toracocentese –Toracotomia
* Aspiração por agulha
* Estadiando a doença
* Se o diagnóstico é câncer o médico precisa estabelecer o estágio (ou extensão) da doença. O estadiamento é feito para saber se o câncer se espalhou, e se isto aconteceu para que parte do corpo.

Alguns testes usados para ver se o câncer se espalhou:

  • Tomografia computadorizada do tórax, cabeça e abdome.
  • Ressonância nuclear magnética (usada apenas em alguns casos).
  • Mapeamento com radioisótopos.Mapeamento ósseo.
  • Mediastinoscopia (o mediastino é o espaço entre os pulmões e é para onde o câncer geralmente se espalha em primeiro lugar)

 

Tratamento do câncer de pulmão

O tratamento depende de vários fatores, incluindo tipo de câncer de pulmão, o tamanho, localização e extensão do tumor, e a saúde geral do paciente.

Cirurgia – é uma operação para remover o câncer

Quimioterapia – é o uso de medicamentos contra o câncer para matar as células cancerosas pelo corpo. A maioria dos medicamentos contra o câncer são dados por injeção diretamente na veia (IV)

Radioterapia – envolve o uso de raios de alta energia para matar as células cancerosas. A radioterapia é dirigida por uma área limitada e afeta células cancerosas apenas naquela área.

Efeitos colaterais do tratamento

Os efeitos colaterais do tratamento de câncer dependem do tipo de tratamento e podem ser diferentes para cada pessoa. Os efeitos colaterais são frequentemente temporários. Os médicos devem explicar os possíveis efeitos colaterais do tratamento e eles podem sugerir maneiras para ajudar a aliviar os sintomas que podem ocorrer durante e depois do tratamento.

Importância do médico

O acompanhamento após o tratamento do câncer de pulmão é muito importante. Exames regulares permitem detectar alterações no estado de saúde e verificar se o câncer voltou ou um novo câncer surgiu de modo que possa ser tratado logo que possível.

 

Dr. Carlos Villanova – Pneumologista

Deixe um comentário

× Agendar Consulta por WhatsApp